Macrocosmo e Microcosmo: O que esta acima está abaixo.
Quando for a praia, dessas cuja faixa de areia atinge quilômetros de extensão, abaixe-se e pegue um grãozinho qualquer de areia. Compare mentalmente o tamanho desse grãozinho que você tem entre os dedos com a imensidão da praia e os incontáveis grãos de areia que a compõem. Dizem os astrônomos que com isso você terá uma pálida idéia do que representa o nosso planeta Terra no cosmos do infinito.
Este nosso planetinha, que gravita em torno de uma estrelinha de quinta grandeza, a qual chamamos de Sol, é um cisco, um grãozinho de "poeira cósmica". Só para você ter uma idéia da pequenez do nosso planeta, saiba que ele cabe um milhão e trezentas mil vezes no mesmo espaço ocupado pelo Sol.
E existem muitos bilhões de estrela de quarta, terceira, ou segunda grandeza, nas quais o Sol cabe milhões e milhões de vezes.Esse infinito e imensurável Universo do qual fazemos parte movimenta-se, como no tear das Pacas, harmoniosamente segundo leis que o ser humano mal consegue imaginar. Na verdade, descobriu algumas poucas causas e efeitos mais afetos ao planeta Terra e aos limites alcançados pelos instrumentos astronômicos.
Entretanto, a despeito da limitação humana, prevalecem leis que comandam desde o movimento de translação do nosso planeta no sistema solar até a movimentação de galáxias pelo espaço sem fim. Apesar da nossa pequenez, não estamos fora de uma ordem que rege o sistema cósmico como um todo. Tudo tem a sua importância e a sua função.Ao que tudo indica, não existem criações inúteis no Universo, tudo faz parte de um sistema integrado e funcional.
Navegando nessa ínfima partícula cósmica chamada Terra, vamos nós, humanos, tantas vezes alheios à grandiosidade incomensurável do Universo, supondo que nossos destinos microcósmicos escapam à ordem que rege o macrocosmo (erro cometido por ignorantes sem controle do Ego). Aquilo que rege o maior também rege o menor.
Do macro ao micro!
domingo, 14 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário